Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Eu sou Dani Araújo,com um enorme desejo de amar ao próximo, de realizar campanhas beneficentes, de ajudar os menos favorecidos, denunciar a corrupção, comprometendo os bens sociais, com desejo de realizar enquetes, de aglomerar o maior número de pessoas possível, que tenham algo a somar, seja uma palavra, um gesto ou ser um voluntário.

Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VENDA DE DRENAGEM LINFÁTICA É PROIBIDA EM SITES DE COMPRA COLETIVA


Oi gente, falando de assunto muito sério agora, de acordo com uma notícia fornecida pela globo.com, a venda de drenagem linfática em sites de compra coletivas está proibida, para os que são da área de saúde sabem bem onde quero chegar. Se um indivíduo compra antecipadamente um pacote de sessões de drenagem linfática manual, não existirá uma anamnese (avaliação) do paciente, para assim saber se eles terão indicação para o tratamento. Por exemplo, já imaginou se uma senhora que insuficiência renal compra um pacote destes, (quem tem insuficiência renal a drenagem linfática é contra indicada)será que o local de venda alertará a paciente? será que eles dirão que ela não tem indicação? Acredito que a ordem dos fatores neste caso altera sim o resultado!!!! Primeiro tem de haver a anamnese, tem de conhecer o paciente, tem de ver a melhor conduta... Mas é aquilo, nós fisioterapeutas (não todos me perdoem)se prostituindo, e alguns esteticistas, repito, alguns entrando numa área que não lhe diz respeito algum. Desta vez o nosso órgão coffito (Que se me permitem a sinceridade, quase nunca vi justas fiscalizações deste órgão), mas desta vez, merece meus parabéns. FISIOTERAPEUTAS leiam esta reportagem, por que deixamos muito de valorizar nossa profissão, e neste sentido estamos nos contra dizendo em relação ao ato médico. Não podemos colocar um tratamento nosso em sites de compra, isto é vergonhoso, estamos negando nossa capacidade de diagnosticar uma patologia e conduzir um tratamento fisioterapêutico coerente com as condições patológicas do indivíduo.
Não façamos mais isto, valorize nossa profissão pela qualidade, e não pela quantidade. Que neste caso de compra de sites de venda seria isso que estaríamos defendendo: o ato médico, e quantidade ou melhor uma produção e não um tratamento efetivo. Leiam abaixo a notícia nos fornecida pela globo.com.


Venda de drenagem linfática é proibida em sites de compra coletiva

Radiofrequência e aplicação de Manthus também estão na lista de veto.
Medida foi publicada nesta quarta-feira pelo Diário Oficial da União.
Do G1, em São Paulo
imprimir
A venda de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional está proibida em sites de compra coletiva, segundo resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial da União. De acordo com nota do conselho, entre os tratamentos oferecidos pelos sites estão a drenagem linfática, radiofrequência e aplicação de Manthus.
Segundo a Resolução 391, de 18 de agosto de 2011, a oferta generalizada desses serviços pode fazer com que o usuário compre um tratamento sem prévia avaliação de um profissional da área, colocando em risco a saúde dos clientes. Em nota, o presidente do Coffito, Roberto Cepeda, disse que a proibição "é uma questão de saúde. O profissional deve fazer primeiro uma avaliação e, só depois, indicar o tratamento mais adequado."
Ainda segundo o conselho, a resolução leva em conta ser proibida a divulgação de preços dos atendimentos como forma de propaganda. Além disso, diz que a oferta dos serviços fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais por meio de sites na internet fere normas do conselho. A punição para quem desrespeitar a resolução vai de advertência até a suspensão do exercício profissional.
Em nota, o site de compras coletivas Peixe Urbano informou que "se preocupa em seguir a legislação vigente”, por isso, vai seguir a determinação. “Passaremos a seguir também a nova resolução do Coffito em nível nacional.”
Ainda conforme a assessoria de imprensa do site, o Peixe Urbano nunca divulgou nenhum procedimento médico. O site informa ainda que está listando os tratamentos que devem ser retirados do catálogo.
Links Patrocinados

3 comentários:

  1. Retribuindo a visita...estou te seguindo de volta!!!
    Obrigada pelo elogio, tbm adorei seu blog pq traz informações importantes além de moda...
    Qual é sua família? (sobrenome)

    Bjos
    www.noestilonamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    Segundo o meu médico, a drenagem linfática não pode ser aplicada em quem teve cãncer de mama, que é o meu caso, mas as Clínicas de Estética vendem como se fosse bom para qqer pessoa. Ainda bem que alguém enxergou isto!
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Betty sou fisioterapeuta dermato funcional e tenho 6 anos de experiência exatamente no câncer de mama. Amo essa área pq compartilho com minhas pacientes a dor, a causa, instruo-as de seus direitos e deveres, como também no que diz respeito ao preconceito. Com relação a drenagem linfática em pacientes mastectomizadas (que retiraram a mama ou parte dela, e também a rede linfática axilar) pode ser feita a drenagem linfática sim, mas com um profissional da área, e não uma esteticista. Não sei se sua rede linfática (linfonodos) foi retirada, mas se foi, provavelmente em algum momento de sua vida vc apresentará linfedema no braço (braço inchado) como falam vulgarmente, e se faz necessário a drenagem linfática e alguns enfaixamentos do braço para tentar debelar este linfedema. Agora, caso vc não tenha retirado a cadeia linfática (linfonodos) axilar, vc não terá este linfedema, e neste caso realmente não se faz necessária a drenagem linfática. Mas deixo claro, que não é exatamente como seu médico falou "quem teve câncer não pode fazer drenagem linfática", existem casos a parte.
    Infelizmente abandonei esta tão linda área exatamente por conta disto, pela prostituição de alguns fisioterapeutas que acabam por prejudicar uma grande massa de fisioterapeutas muito competentes, honestos, inteligentes e que prezam muito pela qualidade do atendimento com o paciente. Caso queira alguma orientação maior estou a sua disposição, bem como tenho muitas amigas da área que atuam no momento e que são de uma linha muito renomada, Dra. Rachel Rodrigues, Dra. Karla Celsa, Dra. Michal Lins e Dra. Mirella Britto. Tanto no que diz respeito a mastectomia ou a qualquer área da fisioterapia. Vi desde o começo que vc era especial, para ser uma mulher de peito guerreiro, lutam contra preconceitos, vestem a camisa de uma causa comum a tantas outras. Parabéns. Beijos....

    ResponderExcluir